Recanto dos Cisnes no Teatro

30 Mar

A Oficina de Montagem de Espetáculo da Cia. de Teatro ao Quadrado participa do Projeto Novas Caras, com texto escrito por Marcelo Adams

Recanto do Cisne é uma peça que foi criada como trabalho de conclusão da Oficina de Montagem de Espetáculo da Cia. de Teatro ao Quadrado, em dezembro de 2011.  O grupo de atores é oriundo de uma das oficinas oferecidas semestralmente pelo Teatro ao Quadrado, coordenadas por Margarida Leoni Peixoto (direção) e Marcelo Adams (dramaturgia). Agora, a Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, através do Projeto Novas Caras, traz o espetáculo ao palco do Teatro de Câmara Túlio Piva todas as quartas-feiras do mês de abril às 20h.

A comédia Recanto do Cisne traz um ambiente inusitado como local para o desenvolvimento de suas ações: uma clínica geriátrica, onde um grupo de idosos vive o seu dia a dia, às vezes muito divertido, mas em outras ocasiões sombrio e misterioso. O espetáculo faz humor não sobre as dificuldades típicas dos idosos, mas sobre as relações entre pessoas que convivem em um mesmo local. Neste caso, as personalidades por vezes excêntricas dos habitantes dessa geriatria dão margem a situações bastante cômicas. A proximidade da morte, ou o desejo de continuar vivendo cada momento, mesmo quando o corpo já não responde com tanta rapidez aos estímulos, provocam a identificação dos espectadores, mesmo daqueles que ainda não sentem na pele o avanço da idade. Lado a lado com esse cotidiano cômico, o espetáculo flerta com o sobrenatural e com o suspense, a partir da aparição fantasmagórica de uma falecida interna, que vem pedir ajuda a uma das moradoras do Recanto do Cisne, em busca de uma misteriosa lata de goiabada enterrada no jardim.
A trama se desenvolve na sala de convívio da clínica, decorada com mobília antiga e objetos pessoais e religiosos. Os figurinos, de cunho realista, traduzem igualmente as características das personagens. Há, entre outras figuras, a portuguesa viúva que se veste de preto, a enfermeira rigorosa que usa calças militares e a fantasma com seu camisolão. Também é utilizada a caracterização através da maquiagem, para envelhecer os atores, bem como outros efeitos necessários, como ferimentos.
 A reflexão sobre o envelhecer é necessária, senão por outros motivos, por conta do envelhecimento da população brasileira. De acordo com dados do IBGE, o índice de envelhecimento no Brasil que era de 5,83% em 1950 pulou para 19,77% em 2000! E a curva continua subindo… Os idosos também passam a ter importância mercadológica e econômica. Como exemplo disso há o Concurso Talentos da Maturidade, e a iniciativa Viaja Mais Melhor Idade, promovido pelo Ministério do Turismo brasileiro, cujo objetivo promover a inclusão social dos idosos.
RECANTO DO CISNE

direção de Margarida Leoni Peixoto e texto de Marcelo Adams
Duração: 80 minutos
Realização: Secretaria Municipal de Cultura – Projeto Novas Caras
Datas: Dias 04, 11, 18 e 25 de abril de 2012
Quartas-feiras às 20h
Local:Teatro de Câmara Túlio Piva – Rua da República, 575 – Cidade Baixa
Valor: ENTRADA FRANCA  -Retirar senhas  1 hora antes do espetáculo
Fotos Ricardo Lage.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: