Existe diferença entre pele masculina e pele feminina?

9 Fev

Você sabe as diferenças entre pele masculina e pele feminina? E você homem, tem conhecimento dos cuidados necessários com a sua pele? O blog foi atrás da cosmetologa Cíntia Ivaniski, pós graduada em nutrição clínica e estética e especialista em estética facial, para pegar algumas dicas para nós, na hora de cuidar da pele que tanto expomos e colocamos em risco.

EXISTE DIFERENÇA DA PELE MASCULINA PARA PELE FEMININA?
Preocupar-se com a boa aparência da pele é algo fundamental, independentemente do sexo. As mulheres já são adeptas desses cuidados há algum tempo, mas os homens passaram a prestar mais atenção nisso. Hoje já existe produtos específicos para a pele masculina, e isso não é a toa. A pele dos homens e das mulheres são diferentes por questões hormonais.
A pele masculina é mais oleosa, a face do homem tem um número maior de glândulas sebáceas, produzindo 2 vezes mais sebo que as mulheres, o que faz com que tenham excesso de brilho, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo).
A pele é mais espessa e tem uma textura mais áspera, isso devido aos pêlos grossos e pigmentados, mas principalmente pois a pele dos homens contém 25%  mais de colágeno do que a pele das mulheres. Essa concentração e densidade superior permite aos homens aparentarem menos idade.
Os poros são naturalmente mais dilatados pelo aumento de produção de sebo, a pele é mais sensível, pois a face dos homens sofre a agressão diária da lâmina de barbear, causando micro-traumas na pele e podendo promover inflamações.
Já  as rugas são mais densas, os homens tem tendência a desenvolver linhas menos finas e mais profundas que as mulheres, apesar de terem uma quantidade superior de colágeno, também sofrem com a quantidade e intensidade delas ao longo dos anos. A partir dos 30 anos a pele masculina perde cerca de 25% da sua firmeza natural, por isso é necessário cuidar bem dela enquanto ainda podemos reverter a ação do tempo naturalmente.
Quando o assunto é acne, o processo de dilatação dos poros promove ainda uma acumulação interna de detritos nos poros, dando origem a acne e pontos negros (comedões).
Apesar da pele masculina ter alguns ganhos que retardam o envelhecimento em relação a pele feminina, tudo isso pode cair por terra devido as agressões sofridas durante o barbear diário, a falta de cuidados e proteção da pele.

E QUE CUIDADOS O HOMEM DEVE TER COM A PELE?
A pele masculina requer hidratação intensa numa base não oleosa (produtos livres de óleo). Os hidratantes devem apresentar texturas leves, permitindo fácil aplicação e absorção. Os géis são, em geral, os preferidos pelos homens, mas as emulsões podem ser indicadas principalmente para repor os lipídeos perdidos na higiene e limpeza.
Controlar a oleosidade excessiva, mas evitar produtos com excesso de álcool, pois eles acabam aumentando a oleosidade da pele (efeito rebote). Ter um cuidado especial pós barba é muito importante para fazer um efeito hemostático (coagulação do sangue após o corte ao barbear). Procure usar produtos que aceleram a cicatrização da pele (ex: Alantoína: sua ação é cicatrizante e estimulante da formação tissular, hidratante, umectante, calmante e ceratolítico).
E principalmente usar filtro solar, pois num país tropical é uma importante prevenção de queimaduras, envelhecimento precoce e do câncer de pele.

 E QUAIS SÃO OS FATORES PREJUDICIAIS A TODOS OS TIPOS DE PELE?
-Exposição prolongada e repetida ao sol.
-Tratamento de pele incorreto.
-Fumo, álcool..
-Variações ambientais e climáticas.
-Alimentação inadequada.
-Dietas sem acompanhamento especializado.

Entre no site da Dr. Cíntia Ivaniski e se informe mais a respeito de diversos tratamentos para pele masculina, feminina, branca, negra e outras diversas variações que, sem sabermos, altera o tipo de tratamento recomendado para nós!

www.cintiaivaniski.com.br

2 Respostas to “Existe diferença entre pele masculina e pele feminina?”

  1. O Recheio das Coisas 09/02/2012 às 04:10 #

    Um post bastante interessante e útil!
    Parabéns pelo seu blog🙂

  2. Emmanuel 14/02/2012 às 01:43 #

    Bala o post Fernandinho! Eu cuido da pele sempre que posso, mas não sou muito rigoroso não, afinal deixo a barba por fazer etc, o que, de certa forma, desfarça um pouquinho o maltratar da coitada! uhahuauha Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: