Contágio – Nada se Espalha Como o Medo

26 Out

Hoje em dia a internet atingiu um estágio poderosíssimo de influência sobre os internautas. Tudo que é escrito em um site ou portal qualquer de notícias, é encarado com seriedade e tem tamanha repercussão no meio em que envolve.

Um dos veículos mais em voga ultimamente tem sido o BLOG. A diferença do blog para outros portais de comunicação online, é que o blog normalmente expressa a opinião direta do seu editor, ou seja, ele não só passa a informação como a faz com identidade própria, e não de forma imparcial.

Sendo assim, nós blogueiros temos a liberdade de dar opinião sobre qualquer assunto, exercendo uma influência que varia de acordo com a quantidade de seus leitores. Essa influência é muito bem retratada no filme “Contágio”  que tem estréia nacional nessa sexta-feira (28.10).

O filme traz um assunto ainda atual. Todos lembram da ‘epidemia’ da Gripe Suína (H1N1), correto?? Lembram do desespero que foi assim que os casos começaram a ser confirmados?? Foi uma loucura, eu mesmo pensei em diversas catástrofes que poderiam acontecer depois de alguns dias. Nada era seguro para se tocar, os cuidados eram extremos, havia gel antisséptico por todos os lados, e frequentar lugares com muitas pessoas era quase uma morte decretada. Medo e pânico. Pois é justamente esse o assunto abordado no novo longa dirigido por Steven Soderbergh.

O poderoso vírus da Gripe Aviária se juntou ao outro poderoso vírus da Gripe Suína, e dessa mistura surge um novo vírus que tem contágio fácil e leva o hospedeiro a morte em pouco tempo. Cada infectado infectaria mais duas pessoas, e logo, em poucos dias já seriam milhões infectados pelo mundo. Jude Law é um blogueiro em busca de um escândalo, ele percebe que o governo sabe de algo, mas tenta usar da sua influência para colocar a população contra aqueles que lutam a favor do povo (Pelo menos na teoria e no filme, afinal de contas eles são norte-americanos, o povo da liberdade, justiça e mais tantos outros falsos moralismos), e logo é tido como um profeta por milhões de internautas que acreditam na falsa cura de seu personagem, que utiliza uma medicação sem comprovação científica sobre sua eficácia.

A crise é muito maior do que um vírus que está acabando com a humanidade, outro fator entra na jogada, o psicológico! As pessoas saem de suas zonas de conforto e surtam. A polícia não está nas ruas. As enfermeiras decidem não trabalhar. A comida e a água acabam. Os assaltos, saques e assassinatos se tornam banais na busca pela sobrevivência. E logo a humanidade torna-se algo fora dos padrões já imaginados.

É ótimo para entendermos um pouco mais sobre vírus, como eles nos infectam, e vários outros fatores burocráticos desde a identificação do vírus, o isolamento, a vacina, a fabricação, a distribuição e etc…Muito interessante ver como deveria funcionar na prática aquilo que existe na teoria.

É um filme para reflexão. A natureza é fraca e não sabe se defender muito bem, mas tem um poder de vingança jamais calculado. Será que estamos prontos para lidar com essa revanche microscópica?? 

Super indicado o filme CONTÁGIO!

No elenco estão Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Jude Law e Kate Winslet.

Confesso que o trailer dá a impressão de um filme agitado e dinâmico, e não é isso que você deve esperar!!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: