Mesa de Cinema

29 Ago

Cinema e gastronomia, o que mais importa??? A 61 edição do Mesa de Cinema acontece neste sábado dia 3 de setembro no Santander Cultural em Porto Alegre. O filme que será saboreado pelos cinéfilos será “Ainda Há Pastores?” do diretor português Jorge Pelicano. O evento tem início com coquetel marcado para as 11h da manhã, seguido da exibição do filme e debate com presença do diretor, participação especial da chef Carla Pernambuco, e mediação de Roger Lerina.

Ainda há pastores?? Com um roteiro quase poético, ainda que totalmente ligado à realidade, Jorge Pelicano acompanha a vida de pequenos pastores da longíqua e inimaginável Casais de Folgosinho, vilarejo em Portugal, entre as montanhas da Serra da Estrela. Sem luz elétrica,  água encanada ou estradas pavimentadas, parada no tempo e abandonada à própria sorte, Casais de Folgosinho está fadada a tornar-se uma vilinha fantasma. Outrora, um autêntico santuário de pastores, com dezenas de famílias e milhares de cabeças de gado, hoje, os mais velhos vão morrendo e os novos fogem da dura sina. O filme de Pelicano centra-se na figura de Hermínio. Possivelmente o pastor mais novo da região e também o mais excêntrico, Hermínio envolve a plateia com sua pureza e rusticidade. Sozinho, rádio na mão, rasga montanhas ao som das fitas-cassetes do popular cantor Quim Barreiros, que um dia sonha conhecer. As melodias e letras puxam-no para fora de uma vida de solidão. São a união entre dois mundos diferentes. Distantes e próximos. Na sociedade moderna, o futuro de Hermínio é inquietante. Até quando o jovem Hermínio será pastor? Mas… ainda há pastores? O roteiro e os personagens de Casais de Folgosinho guardam a resposta.

Um queijo dos Deuses, o da Serra da Estrela, considerado um dos melhores queijos de Portugal, é produzido nesta região, que também possui uma raça de cães-pastor, o cão da Serra da Estrela. Ambos se encontram ligados ao pastoreio da ovelha bordalesa da Serra da Estrela. Trata-se de um pastoreio tradicional onde práticas como a transumância e a renovação de pastagens pelo fogo são comuns. A desertificação humana da Serra levou invariavelmente ao abandono das práticas tradicionais diminuindo por isso mesmo a genuinidade do produto queijo da Serra da Estrela. O drama do despovoamento humano encontra-se fielmente retratado no filme de Jorge Pelicano.

O chef é Marcelo Schambeck, Reverenciado como uma das promissoras revelações do cenário gastronômico gaúcho, tem pouca idade (23 anos) e muito talento. À frente doBistrô Del Barbieri ele tem conquistado a admiração de todos que experimentam sua criativa cozinha que ele mesmo define como “contemporânea com influências regionais e um toque de comfort food”. Marcelo inclui em seus cardápios ingredientes regionais de todo o Brasil. Na edição do Mesa de Cinema, Marcelo vai mostrar seu ecletismo e criatividade com elementos que nos remetem aos melhores sabores da “terrinha”. Antes do filme com o coquetel e depois do debate com o almoço especialmente elaborado para o Mes a de Cinema, ora pois!

Mesa de Cinema – Edição 61

Filme: Ainda há Pastores? (Portugal, 2006, 73 minutos)
Chef convidado: Marcelo Schambeck
Apresentação: Roger Lerina
Coordenação Geral: Rejane Martins
Produção Executiva: Tutti Gregianin e Ricardo Seffner
Participações Especiais: Carla Pernambuco e Jorge Pelicano
Data: 3 de setembro, sábado, 11h às 16h
Local: Santander Cultural  (Rua Sete de Setembro, 1028 – subsolo)
Ingressos (somente antecipados): R$ 130 por pessoa
(inclui a programação completa mais bebidas com e sem álcool – não há taxas de serviço)
Informações e reservas: (51) 3061 1323 ou rejane@mesadecinema.com.br

Programação
11h: coquetel
11h45: exibição do filme
13h: debate
13h45: almoço

Realização: Nexo Comunicação
www.mesadecinema.com.br

Anúncios

Uma resposta to “Mesa de Cinema”

  1. Samantha Pinotti 31/08/2011 às 12:43 #

    Confort Food, que bonitinho isso.

    Fernandinho, seu lindo, tu não é gordo hein? tira isso ali do teu perfil! hehehehe

    Beijos e adorei a cia no jantar da blogueragem ontem!
    Bjosss

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: